COMO NASCEU A ABERQUIMICA

A Aberquimica foi fundada em agosto de 1999 e teve seu registro oficializado no registro de títulos e documentos em janeiro de 2000.
Após profunda pesquisa e levantamento dos acidentes ocorridos por um período de 3 anos, partindo do ano de 1996, acidentes estes ocorridos nas malhas rodoviárias, ferroviárias e marítimos.
Verifiquei a grande dificuldades que as empresas que transportavam produtos perigosos tinham no momento de um evento indesejável, ou seja, acidente com vazamento.
Dificuldades estas que as empresas tinham, muitas das vezes por motivos de recursos materiais, humano, operacional ou de profissionais para atender a ocorrência.

Após eu convidar um grupo de profissionais e tido diversas reuniões com o intuito de resolver tais problemas e vislumbrando soluções também para o futuro, chegamos a conclusão que a única solução pra sanar o problema do atendimento a uma emergência ambiental, e evitar os altos custos que poderia ser gerado do atendimento a emergência e repassado as seguradoras e transportadoras, só poderia ser de uma única forma!

Se fundando uma associação .

Uma associação exclusiva para o atendimento a emergências químicas, com apoio exclusivo das seguradoras e das transportadoras que transportam produtos perigosos, onde esta mesma associação poderia ser um braço do poder público.

Onde tivéssemos um corpo de colaboradores voluntários, técnicos na área da Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Produtos Perigosos, engenheiros, biólogos, geólogos e a todos os profissionais que pode colaborar de alguma forma, para que pudéssemos executar cursos, palestras e simulados, pois só desta forma, ao longo dos anos teríamos condições de formar agentes multiplicadores na área de atendimento a emergências ambientais.

Onde ao longo dos anos teríamos grande números de profissionais formados em uma área geográfica mais abrangente dentro do pais, contando com equipes especializadas e pontos de apoio com conhecimentos em riscos ambientais para atuar numa pronta resposta.

Estamos ainda lutando pra realizar este sonho e deixar um legado ao nosso país.
Aos poucos estamos ganhando espaço e deixamos aqui o convite a todas seguradoras e transportadoras a se unir para um bem comum.

Acreditamos e apostamos profundamente que se cada transportadora ou seguradora fizesse uma doação de determinado equipamento, teríamos uma estrutura própria e condições de ter uma base ou ponto de apoio em cada estado de nossa confederação, para o atendimento a todas transportadoras ou onde tivesse uma ocorrência envolvendo produtos perigosos.

Abrace esta causa conosco. Pois o principal beneficiado é sua empresa , o ser humano e o meio ambiente. E estaremos deixando um mundo melhor para nossas futuras gerações.

Obrigado.