Blog

Incêndio atinge indústria farmacêutica EMS em Hortolândia

 

Incêndio de grandes proporções atinge indústria farmacêutica EMS em Hortolândia — Foto: Márcio Silveira/EPTV

Um incêndio de grandes proporções atinge a indústria farmacêutica EMS neste sábado (20), em Hortolândia (SP). Uma grande coluna de fumaça pode ser vista de longe. Imóveis foram evacuados no entorno. Segundo a empresa, o incêndio começou por volta das 11h30.

Um evento com famílias e filhos de funcionários estava ocorrendo na empresa quando o fogo começou. De acordo com a EMS, funcionários e visitantes deixaram o local e não há feridos. [veja nota na íntegra no fim da reportagem]

 

A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, conversou com funcionários no local, que informaram ter cerca de 1 mil a 1,2 mil pessoas trabalhando na empresa no fim de semana. Neste turno da manhã havia cerca de 500 profissionais. A indústria é uma das maiores do Brasil.

De acordo com a Polícia Militar, há risco que o incêndio atinja casas no entorno da empresa por conta do forte vento. Moradores estão sendo retirados dos imóveis.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Campinas (SP), Hortolândia e Monte Mor (SP) atuam no combate às chamas.

Do lado de fora é possível ver que parte da estrutura lateral desabou. Barulhos de explosões podem ser ouvidos no entorno da empresa.

O fogo teria começado na área do almoxarifado, onde embalagens são montadas para transporte dos remédios e produtos. De acordo com informações da EMS, o fogo atingiu a área de desenvolvimento de produtos e parte do almoxarifado.

A indústria fica no km 8 da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, a Campinas-Monte Mor, na altura do bairro Chácaras Assay, na entrada da cidade. A concessionária Rodovias do Tietê confirmou a informação de incêndio. O trânsito no local foi bloqueado.

Apenas equipes que trabalham no combate ao incêndio e no resgate conseguem acessar a área.

Uma das maiores do Brasil

De acordo com informações da página oficial da EMS, a planta de Hortolândia foi inagurada em 1999 como o maior complexo industrial da empresa. Passou por expansão em 2011.

A EMS foi fundada há 50 anos, tem capital 100% brasileiro e exporta para mais de 40 países. Segundo a empresa, a EMS possui o maior portfólio no Brasil entre anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, antiulcerosos, anti-hipertensivos, anti-helmínticos, antidiabéticos, corticoides tópicos e antigripais.

O que diz a EMS

Em nota, a empresa farmacêutica destaca que o incêndio começou por volta das 11h30, e atingiu uma área de seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento e do Almoxarifado, na unidade da empresa em Hortolândia.

“O Corpo de Bombeiros chegou ao local rapidamente e ainda está trabalhando no combate às chamas. A Brigada de Emergência funcionou imediatamente, evacuando todos os espaços, onde havia cerca de 80 colaboradores. Não há feridos. As causas estão sendo investigadas.”

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *